SÃO DOMINGOS SÁVIO

CAPELA SÃO DOMINGOS SÁVIO

A Capela de São Domingos Sávio está localizada na Rua Martins Torres, nº 223, no bairro dos Valados. Pertence à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Primeiramente, foi criado um oratório festivo, como continuação do Colégio Salesianos Santa Rosa. Por volta de 1955, surgiu verbalmente o Instituto de Assistência Social São Domingos Sávio. Três anos depois, foi registrado em cartório. O Instituto de Assistência Social São Domingos Savio iniciou as suas atividades, na ala esquerda do Hospital da Polícia Militar, com o apoio do Dr. Moacyr Bogado, na época diretor do Hospital e residente nas proximidades.

O grande mentor ou fundador da Instituição foi o Padre Emilio Miotti, juntamente com o irmão leigo comandante Jerônimo Derengowski, criando um mini-oratório festivo, igual àquele que Dom Bosco tanto sonhou. Um galpão foi criado para a criançada, com um salão de 1200 m, que tinha a Escola como pano de fundo.

A Instituição passou por altos e baixos. Após passar para a ala direita do Hospital, conseguiu, através de uma lei, criada pelo Deputado Dayl de Almeida, as dimensões que possui atualmente, ou seja: 6.800m2, sendo grande parte no morro, e somente utilizadas 65m de comprimento por 20m de frente, que foram doadas pelo Comandante da Polícia na época, sendo que a duração da doação é até o término da Instituição. A Instituição de Assistência Social são Domingos Sávio mantém a Capela São Domingos Sávio, a Educação Escolar, a Educação Moral e Cívica, Assistência às famílias carentes e outras atividades.

A primeira missa, na Capela de São Domingos Sávio, foi rezada pelo padre capelão da Polícia Militar José Nicodemos Vieira de Souza, no dia 21 de abril de 1958.
Primeiramente, as missas eram rezadas no galpão, e, depois, aos poucos foi sendo construída a atual capela, no período do conselheiro espiritual Padre Nicolau, isto é, em 1965.

Salvador Mata e Silva & Marcos Vinicius Macedo Varella
Share by: